O Que Fazer em Menorca

Que Menorca, uma das Ilhas Baleares, é um destino que a cada ano atrai mais turistas, todo mundo já sabe. Mas e você? Já conhece esse pedacinho de paraíso? Nesse post, te conto tudo sobre a ilha espanhola que tá em alta no verão europeu pra você planejar cada detalhe dessa viagem inesquecível. Te garanto que você vai ver umas das praias mais lindas do mundo! Vem comigo ver o que fazer em Menorca:

menorca-cala-macarella
cala macarella

Como Chegar

Apesar da ilha ser pequena, ela tem bastante infraestrutura e vôos direto de diversas cidades chegam pelo aeroporto de Menorca. Se você vai direto do Brasil, provavelmente precisará fazer escala em Barcelona ou Madrid. As melhores companhias aéreas para esse trajeto são LATAM e Iberia.

ilustração-menorca
ilustração: alice stevenson
No nosso caso, estávamos em Valência antes, cidade espanhola, e pegamos um vôo da Ryanair de 1 hora de duração para Menorca, por 75 euros. Por ser uma ilha, é comum os preços serem um pouco mais elevados.

Onde Ficar

A ilha, apesar de não ser muito grande, requer carro para que você consiga rodar por todos seus cantinhos e explorar praias em diferentes regiões. Então, como já estaríamos de carro (na verdade alugamos uma van kkk), escolhemos a hospedagem de acordo com o melhor custo benefício e acertamos em cheio!

Como estávamos em um grupo grande, escolhemos ficar no Nelva Resort, que era mais um apartamento, com cozinha, sala, 2 banheiros e 3 quartos. O Nelva Resort tem uma localização muito boa, na Cala en Porter, do lado do POINT de Menorca, a Cova d’en Xoroi (vou falar desse lugar mais pra frente!), próximo ao aeroporto e ao porto, de onde partiríamos para Maiorca em seguida. Pagamos em torno de 35 euros a diária por pessoa, achei bem justo porque era um apartamento completo, confortável e fomos no auge no verão (preço de 2017!). DICA: Se você fechar sua acomodação do booking pelo meu link, garante R$40 de volta no cartão!

menorca-nelva-resort-por-do-sol

Qualquer lugar que você escolher vai ter prós e contras. Algumas das melhores praias ficam mais ao oeste da ilha, assim como o centrinho histórico. Mas também são as hospedagens mais caras, principalmente se você for em alta estação, que foi o nosso caso. Vale você avaliar antes onde estão as praias que você quer ir, se você prefere pagar mais e já estar mais próximo delas (e mesmo assim vai ter que pegar carro, ok?) ou se você prefere pagar menos e estar perto do aeroporto, porto, da night famosa da ilha.

Praias

Prepare-se para ver as praias mais lindas, do azul mais claro que você já viu! Logo no nosso primeiro dia eu já fiquei de queixo caído na Cala Mitjana, a 30 minutos de carro do nosso hotel. Você chega por uma trilha bem tranquila e já dá de cara com aquela vista de cima do mar com vários tons de azul! Nossa recepção na ilha foi maravilhosa. Essa é uma daquelas praias que não tem infraestrutura nenhuma! Vá abastecido para o dia.

menorca-cala-mitjana

Uma praia que achamos super tranquilinha, de água calma e azul bem clarinho, bom até pra famílias, foi a Cala Galdana. Ela é bem próxima da Cala Mitjana, mas não é preciso fazer nenhuma trilha. Pelo contrário, essa praia tem até restaurantes a beira mar, fica de frente pro hotel Meliá e achamos ok de estacionar.

menorca-cala-galdana
Pegamos uma prainha na Cala en Porter, praia do lado do nosso hotel, num dia antes de saírmos para curtir o pôr do sol. Descemos uma escadaria enorme pra chegar lá mas valeu a pena: a vista lá de cima é linda e a praia lá embaixo também hehe.

menorca-cala-en-porter

Agora, as duas praias que mais gostamos (coladinhas uma na outra por uma trilha linda): Cala Macarella e Cala Macarelleta! Gente, o que são essas praias, sério. A trilha pra elas, desde onde se para o carro, é mais demorada do que as outras.

menorca-cala-macarella-azul

Andamos por volta de 20 minutos até chegar na praia, mas a recompensa fez com que tudo valesse a pena! (Imagina andar carregando litros de água, comida, bolsa de praia, toda carregada kkk).

A cor desse mar é simplesmente maravilhosa! Aproveitamos o dia todo por lá, fizemos a trilha da Macarella para a Macarelleta, descobrimos que lá tinha infraestrutura então almoçamos por lá e ainda alugamos caiaque para passear por aí!

menorca-cala-macarella-caiaque

Foi uma delícia e essa é a praia que mais recomendo lá ❤

O Que Fazer em Menorca Além das Praias

Duda, e além de praia? O que tem pra fazer? Gente, em Menorca foi onde eu vi um pôr do sol que me marcou. Também escutei um show de música ao vivo que me emocionou. E, além disso, curti night, dancei, tomei um bom vino blanco hehe. E isso tudo foi no mesmo lugar! A famosa Cova d’En Xoroi! Nada mais é do que um espaço localizado na encosta de uma falésia que funciona como bar, night e mirante.

A vista é surreal e o pôr do sol é mágico! Fomos duas vezes, até porque era do lado do nosso hotel, e adorei! Fomos um dia ver o pôr do sol e depois rola um show ao vivo, que eu amei, e outro dia fomos na night. A night em si eu não amei não, mas acho que super vale ir pra pegar o pôr do sol e o show, foi lindo demais. A entrada pro pôr do sol é em torno 15 euros e pra night em torno de 25, e ambas incluem um drink!

DICA: pra ver o sol se pondo com tranquilidade, o ideal é chegar e já garantir um lugar ao sol, literalmente kk, porque lota mesmo! Mas se você não conseguir um lugar perfeito, anota essa dica: vai no banheiro que a janela de lá é de frente pra esse espetáculo!!!! Valeu super a pena hehehe.

Outro passeio gostoso é ir para a Ciutadella, centrinho histórico da ilha, e dar uma volta, jantar, tomar um sorvete. Fomos umas duas vezes pra lá e achei o clima uma delícia!

Dicas Extras

A primeira dica já até falei aqui em cima: alugue carro! Com certeza é o melhor meio de transporte na ilha, as praias não são coladas umas nas outras, então você vai ter que se deslocar todo dia e nada melhor do que poder fazer seu próprio itinerário no seu próprio tempo, né?

menorca-carro

Nós fizemos essa viagem no auge do verão europeu, em agosto! Se puder evitar julho e agosto, eu recomendo. A ilha fica lotada, as praias ficam lotadas, até nos restaurantes tem fila! Acredito que junho e setembro sejam meses ótimos para explorar a ilha de forma mais tranquila.

menorca-praia

Isso nos leva a próxima dica: saia sempre cedo do hotel para garantir uma vaguinha perto da praia. Quando fomos para a Cala Macarella e Macarelleta, não conseguimos estacionar e tivemos que mudar os planos e adiar esse passeio pro dia seguinte.

A maioria das praias que fomos não tinha muita infraestrutura. Uma ou outra possuía restaurantes e barraquinhas perto. Por isso, é bom se prevenir e andar sempre com água e algum snack.

cala-en-porter
na areia rola aluguel de guarda sol, espreguiçadeira e brinquedos pro mar, mas comida nem sempre tem!

Para estar sempre conectada, eu já saí do Brasil com o chip da Easysim4u, parceira aqui do blog! Vale super a pena porque você não precisa se preocupar com nada, já chega com internet nos destinos e nem precisa ficar trocando de chip em cada país. Você pode conferir os pacotes aqui!

menorca-easysim4u

Algumas praias  que não conseguimos conhecer mas ouvimos falar super bem: Cala en Turqueta, Cala Pregonda e passeios de barco saindo de Cala Galdana.

Espero que tenha gostado!

Beijos,

Duda


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s