Roteiro de 4 Dias Pela Eslovênia

A Eslovênia até pouco tempo atrás passava despercebida por mim. Até que comecei a escutar falar cada vez mais desse país, um amigo do meu irmão foi fazer intercâmbio lá e uma amiga visitou a capital. Quando percebi que teria a oportunidade de conhecer esse país que estava começando a chamar a minha atenção, não pensei duas vezes! E foi a melhor escolha que eu fiz. Resolvi reunir tudo e postar meu roteiro completo de 4 dias pela Eslovênia.

4-dias-pela-eslovenia-bohinj
lago bohinj, triglav national park

A Eslovênia, oriunda da antiga Iugoslávia, tornou-se independente em 1990 e é dona de inúmeras belezas naturais.  A capital Liubliana contém cerca de 270 mil habitantes e o centro é cortado pelo rio Ljubljanica, onde bares e restaurantes se dividem pela margem.

Nesse post, te conto sobre tudo o que eu vi e vivi por lá e espero que possa te inspirar a botar esse país tão lindo na sua lista de desejos! Se liga no meu roteiro de 4 dias pela Eslovênia:

Dia 1: Explorando Liubliana

Liubliana vai ser sua melhor base no país. De lá, é possível alugar um carro, rodar o país e fazer vários bate e volta. Além disso, a cidade é um charme! Nesse post, contei em detalhes tudo sobre a cidade, como chegar, aonde se hospedar e o que ver na capital. Mas por aqui já adianto que o centro é uma fofura e é possível ver basicamente tudo em um dia.

4-dias-pela-eslovenia-liubliana

Cheguei umas duas horas antes das minhas amigas e andei sozinha pelas ruas da cidade. Vi a maioria das pontes, mercados, lojas, praças e restaurantes da cidade. Passei pela Prefeitura, pela praça  principal Preseren (do lado do meu hostel), ponte Cobblers, pela Praça do Congresso e no Mercado Central, que fecha às 14h aos sábados, então eu peguei ele fechado.

4-dias-pela-eslovenia-liubliana-market
mercados de rua na capital

Mais tarde, quando a Fê e a Bel chegaram, fomos juntas ao Castelo, principal atração de Liubliana. Ele já teve funções de fortaleza, residência, quartel e prisão, e é possível visitar diversas alas e subir na Torre de Observação para admirar a vista da cidade.

4-dias-pela-eslovenia-liubliana-castelo
castelo de liubliana

A entrada é gratuita e quando fomos estava rolando um cinema ao ar livre, no meio do castelo! Até pensamos em ficar pra assistir, mas era um filme esloveno e preferimos sair pra jantar. Exploramos todos os cantinhos do castelo e pegamos um pouco do pôr do sol lá de cima, onde a vista se estende por toda a cidade.

4-dias-pela-eslovenia-culinaria-local
sobremesa típica eslovena

Para sair para comer e beber à noite, não faltam opções! Comemos SUPER bem na Eslovênia, todos os restaurantes foram ótimos e os pratos muito bem servidos. Os pratos típicos incluem carnes de porco, cogumelos, muita salsicha, muita batata e queijo, ou seja, só coisa gostosa e gorda, do jeito que eu gosto! Fiz um post recomendando alguns lugares que gostei e você pode conferir ele aqui 🙂

Dia 2: Cavernas de Skocjan e Castelo de Predjama

Alugue um carro na Eslovênia! Vai ser a maneira mais prática de fazer vários passeios pelo país. Nesse post, contei mais sobre o carro que alugamos, valores e informações. Com o carro, fizemos 3 dias de bate e volta, saindo de Liubliana, e foi ótimo! Sai mais em conta do que ir em tours fechados, além de ser mais interessante você mesmo montar seu roteiro, né? Mas se quiser ajuda, pode falar comigo! 😉

4-dias-pela-eslovenia-caves-skocjan

Nunca tinha visitado cavernas tão lindas quanto as de Skocjan! Fiquei chocada com a amplitude e a beleza desse complexo, o único da Eslovênia considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. A dica é separar um dia inteiro para conhecer as Cavernas de Skocjan + Castelo de Predjama. Se tiver mais tempo e estiver afim de ver mais cavernas, também existe outro complexo famoso, que são as Cavernas de Postjona. No nosso caso, visitamos apenas as de Skocjan e, por falta de tempo, pulamos as outras.

O Castelo de Predjama é um espetáculo a parte. Ele é impactante, sabe? Você nem acredita que tem um castelo erguido direto da rocha, parece uma cena de filme. Existe a opção de um tour dentro do castelo ou você pode apenas observar toda sua imponência do lado de fora mesmo, como foi nosso caso. De qualquer forma, pra mim o castelo é um must go e tem que estar no seu roteiro! Pra conferir todas as informações sobre esses dois lugares incríveis e ver mais fotos lindas, vem nesse post aqui.

Dia 3: Lago Bled

O Lago Bled era um dos lugares que eu mais queria visitar do nosso roteiro de 4 dias pela Eslovênia. Sabe aquela típica foto do lago com uma ilha no meio e uma Igreja dentro? É lá! Adianto logo que se você puder dormir na cidade, eu aconselho. Nós passamos um dia inteiro lá e foi uma delícia, mas se tivéssemos mais tempo, poderíamos ter explorado mais cantinhos.

4-dias-pela-eslovenia-lago-bledDe qualquer forma, se você tem um dia inteiro em Bled, dá pra curtir de várias formas! Você pode fazer como a gente e alugar um caiaque para remar até a ilha no meio do lago e dar um mergulho! 

Também pode dar uma volta de bike, explorar a cidadezinha de Bled, explorar a culinária local e subir no castelo. Não deixe esse passeio de fora! Nesse post aqui, tem todas as informações sobre essa cidade fofa e preços.

Dia 4: Triglav National Park

No nosso último dia na Eslovênia, resolvemos explorar o único parque natural do país, o Triglav National Park. Com quase 900 km², ele ocupa 4% do território esloveno. Nós tínhamos dois destinos em mente para conhecer no parque: o Lago Bohinj e a Cachoeira Savica, um pertinho do outro.

4-dias-pela-eslovenia-lago-bohinj

Dirigimos mais de uma hora até chegar no lago, que fica a 83 km da capital, e ficamos um bom tempo por lá, o lugar é LINDO de morrer, sério. A água clarinha, pedras no fundo do lago, o céu tava um azul bonito demais, nossa, eu amei esse lugar! Até o caminho pra chegar lá era fofo! Muitas casinhas com flores, pontes e árvores. De lá até a cachoeira, foram mais 6 km de carro e quando chegamos lá, descobrimos que seria mais uma meia hora de trilha a pé pra ir e voltar, fora o tempo para curtir o lugar, né?

4-dias-pela-eslovenia-lago-bohinj-triglav

Infelizmente, como tínhamos que devolver o carro nesse dia pois partiríamos para Valência no final do tarde, percebemos que não daria tempo de conhecer essa cachoeira. Rolou aquela frustração, mas faz parte, né? Mas valeu por conhecer essa estrada, que era muito arborizada e fotogênica hehe.

Em toda viagem acaba que um lugarzinho que eu queria muito ir, não cabe no roteiro. Mas eu enxergo isso como um sinal do universo pra eu voltar pra aquele país e explorar os cantinhos que faltam hehehe. Bom, como o Triglav é enorme, já fica essa dica de ir com calma, pesquisar antes os pontos que você quer conhecer e se programar!

4-dias-pela-eslovenia-bled-lago

E aí, gostaram desse roteiro de 4 dias pela Eslovênia? Nesse tempo deu pra curtir bem o país, mas pensando num roteiro IDEAL, acho que de 6 a 7 dias você consegue explorar todos os cantinhos com calma! Agora, se só tiver 4, não deixe de ir, porque foi uma viagem que valeu muito a pena, super diferente de qualquer outro destino que eu já tenha ido.

Espero que tenha gostado!

Beijos,

Duda


2 comentários sobre “Roteiro de 4 Dias Pela Eslovênia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s