Roteiro de 3 Dias no Algarve

O Algarve estava na minha listinha de desejos há alguns anos e esse ano finalmente conheci esse lugar que já tinha me conquistado por foto! É uma região que fica ao sul de Portugal e é um destino famoso de férias, já que abriga algumas das praias mais bonitas da Europa.

As praias de lá são conhecidas pelos rochedos dourados que complementam o mar e dão um ar especial para a região. Foi isso que mais me chamou atenção e me fez ter tanta vontade de conhecer esse lugar! As cidades mais famosas do Algarve são Lagos, Albufeira, Faro, Tavira, Portimão e Sagres. Nós ficamos 1 dia e meio em Lagos, onde ficam algumas das praias mais famosas, e 1 dia e meio em Albufeira, próximo de outras praias conhecidas.

Processed with VSCO with m5 preset

3 dias no Algarve é o tempo MÍNIMO para conhecer a região. Eu recomendo ficar mais, para explorar com calma as cidades e praias. Pretendo voltar para descobrir novos lugares por lá. Mas se você só tiver 3 dias, que nem eu, vem comigo que eu te conto tudo para você otimizar seu tempo e aproveitar ao máximo a experiência incrível que é visitar o Algarve.

Como Chegar no Algarve

A região possui um aeroporto, localizado em Faro. Muita gente começa sua viagem por essa cidade, alugando um carro e cortando todo o litoral sul de Portugal. Mas se você está em Lisboa, o ideal é ou alugar um carro de lá ou ir de ônibus ou trem, totalizando em torno de 4 horas de viagem.

Eu fui de ônibus saindo de Lisboa às 06h e cheguei em Lagos às 10h, por 16 euros o trecho! Na volta saí de Albufeira às 19h e cheguei em Lisboa às 22h por mais 16 euros. Achei que o custo benefício foi ótimo. Comprei pelo site da Rede Expressos e os ônibus eram confortáveis e tinham entrada USB para carregar o celular. As rodoviárias eram a uma curta distância dos hostels e o táxi foi bem baratinho.

Onde Ficar

Processed with VSCO with m5 preset

Recomendo pesquisar acomodação no Algarve com antecedência, porque fica tudo lotado rapidinho, já que a região é o point português pro verão. Eu comecei a pesquisar uns 2 meses antes e já achei que tinham poucas opções.

Em Lagos, ficamos no Topcity Hostel, super fofinho, bem localizado, com piscina e café da manhã. Apesar do lugar ser um charme, achei que o atendimento deixou a desejar. Se você for passar uma noite, acho que compensa pela praticidade e pelo café da manhã farto. Se for ficar mais tempo sugiro procurar um lugar mais bem recomendado. A diária saiu a 30 euros.

Em Albufeira, ficamos no Son of a Beach Hostel, super novinho, quartos amplos com ar-condicionado, um varandão compartilhado e localizado bem no centrinho da cidade. Só o café da manhã que achei que poderia ter mais variedade, mas gostei muito do lugar! A diária saiu por 33 euros.

DICA: Faça as reservas com cancelamento gratuito do booking para já garantir sua hospedagem. Reservando por esse link você garante R$ 40 de crédito 😉

Vamos ao roteiro dia por dia? 😊

Dia 1 | Curtindo Lagos

Se programe para chegar cedo em Lagos e ter o dia pela frente para curtir as praias da região. Em Lagos, é bem tranquilo fazer tudo a pé! Nosso hostel ficava bem no centrinho e de lá começamos nossa caminhada, sempre ao sul, percorrendo algumas das praias mais famosas do Algarve!

Começamos pela Praia dos Estudantes e já fiquei apaixonada. Não vejo muitas pessoas falando sobre essa praia mas acho que a ponte presente por lá é uma das coisas mais charmosas do mundo e já amei o Algarve ali mesmo, na primeira praia. Resolvemos não estender as cangas por lá e explorar a próxima praia. E foi nessa hora que eu me apaixonei! É possível fazer o percurso entre as maiores das praias pela própria faixa de areia, muitas vezes passando por alguma gruta.

8c2a9458-65c9-4afb-833f-7d0159badafc

Eu só não sabia que a vista que eu teria depois de sair da primeira gruta me impactaria tanto! Fiquei chocada com tanta beleza ao chegar na praia do Pinhão e até parei para agradecer internamente pela oportunidade de estar em um lugar tão lindo e mágico. Estendemos as cangas ali mesmo e curtimos um solzinho merecido.

Resolvemos almoçar e escolhemos um lugar MARA, de frente pra praia e com uma comida deliciosa, chamado Mar Restaurante Bar. Almoçamos frutos do mar, pedimos entrada, bebemos sangria e pagamos em torno de 25 euros cada (caro, mas foi nosso primeiro almoço lá e nos demos um luxo hehe).

Depois do almoço, partimos para explorar as praias mais famosas de Lagos: Dona Ana e Camilo. Foi uma boa andada de aproximadamente 20 minutos até a primeira e quando chegamos lá o sol já estava saindo. A praia Dona Ana tem um mirante maravilhoso lá de cima e a vista é de tirar o fôlego!

A escadaria para a praia é extensa mas não se compara a escadaria da próxima praia, a da Praia do Camilo. Mas gente, o que ela tem de grande, ela tem de linda! É muita belezura! Confesso que fiquei um bom tempo andando por lá curtindo o visual e tirando muitas fotos claro hehe. Acho que foi a minha preferida 🙂

Como o sol já estava bem baixinho, seguimos para a Ponta da Piedade, um dos pontos mais lindos que conhecemos e super indicado para ver o pôr do sol. Da Praia do Pinhão até lá foram uns 10 minutos a pé e eu simplesmente AMEI o lugar.

Processed with VSCO with m5 preset

Exploramos o canto de onde saem vários passeios de barco, repletos dos típicos rochedos dourados e falésias e fiquei apaixonada. Depois, fomos para o outro lado para ver o sol se pondo e foi um dos mais lindos que já vi, bem emocionante. Recomendo muito esse passeio.

DICAS: Ficar 2 dias em Lagos para curtir com calma todas essas praias e chegar na Ponta da Piedade cedo também, para apreciar a vista tanto de dia quanto no pôr do sol! Lá faz um ventinho bem fresco a noite, então recomendo levar sempre um casaquinho para o final da tarde. Para quem tiver mais tempo, também é interessante fazer o passeio de barco que sai da Ponta da Piedade.

Passeie pelas ruas do centrinho de Lagos e se apaixone pelas ruelas e lojinhas! Dá vontade de comprar todos os souvenirs hehehe.

Dia 2 | Explorando Albufeira

Pegamos um ônibus cedinho de Lagos para Albufeira, viagem de aproximadamente 2 horas, e almoçamos com calma de frente para a praia principal do centro, Praia do Peneco.

De lá, pegamos um Uber para a Praia de São Rafael, a 10 minutos de carro do centro da cidade e uma das mais lindas que vimos!

Curtimos a tarde toda naquelas espreguiçadeiras de praia (2 espreguiçadeiras + guarda sol = 12 euros) e no final do dia estávamos tão cansadas que só saímos para jantar na rua mesmo do hostel e exploramos o centrinho. Gente, as ruas de Albufeira são tão fofas quanto as de Lagos, com pedras portuguesas e lojinhas maravilhosas! Vale a pena passear pelos restaurantes, bares, lojas e pizzarias da cidade.

Recomendo provar o sorvete do Bel Gelato, uma delícia! Para quem curte mais agito, uma parte do centrinho abriga diversos barzinhos e nights e destoa 100% do resto da cidade, chega a ser engraçado!

É uma rua super estreita com as músicas de cada estabelecimento brigando entre si, dançarinas, caras distribuindo vouchers de shots grátis, uma loucura! Eu, particularmente, não curti a vibe do lugar não, mas se você tiver afim, vai com tudo.

Dia 3 | Passeio de Barco

Para o nosso último dia, reservamos um passeio de barco que passa por algumas das praias mais famosas da região com a AlgarExperience, por 30 euros por pessoas. Está incluído 3 horas de passeio, welcome drink (foi uma taça de vinho branco – amo!), entrada em grutas e parada para mergulho.

O passeio é bem gostoso, fomos pegando sol durante todo o trajeto e vimos praias lindas de “fora”. Apesar de achar o visual típico do Algarve com seus rochedos e falésias mais bonito da visão da areia mesmo, a paisagem do mar também é linda demais e entramos em grutas muito bonitas! A única coisa que deixou a desejar foi porque queria ter visto a Gruta de Benagil, super famosa por sua abertura no teto, e o mar não estava bom para que o barco entrasse nela.

O barco só entra na gruta se as condições do mar estiverem favoráveis, e não foi o nosso caso. De qualquer forma, o mergulho no meio do mar (gelado!) foi uma delícia e eu achei que o passeio valeu muito a pena! Ainda mais se você tem pouco tempo para conhecer a região.

Na volta, almoçamos no Café Gazetto, restaurante delícia na Marinha mesmo que eu amei e recomendo! Comemos pratos deliciosos, como o bacalhau com broa e a salada de parma e tomamos minha cidra preferida: Sommersby!

DICA: Se você quiser conhecer a Gruta de Benagil de qualquer forma, não dependa de um passeio de barco para isso. Reserve um tempo para ir até a Praia de Benagil e de lá vá ou nadando ou de stand-up paddle até a gruta!

Na volta para o centrinho, curtimos o resto da tarde na Praia do Peneco e voltamos para Lisboa em seguida!

O Algarve é um dos lugares mais lindos que eu já fui e queria ter passado uns diazinhos a mais. Mas assim é bom que tenho muitos motivos para voltar, né?

Espero que tenha gostado!