Roteiro de 3 Dias no Algarve

O Algarve estava na minha listinha de desejos há alguns anos e esse ano finalmente conheci esse lugar que já tinha me conquistado por foto! É uma região que fica ao sul de Portugal e é um destino famoso de férias, já que abriga algumas das praias mais bonitas da Europa.

7E19B041-5608-4270-9293-22DD4726DCF3.JPG

As praias de lá são conhecidas pelos rochedos dourados que complementam o mar e dão um ar especial para a região. Foi isso que mais me chamou atenção e me fez ter tanta vontade de conhecer esse lugar! As cidades mais famosas do Algarve são Lagos, Albufeira, Faro, Tavira, Portimão e Sagres. Nós ficamos 1 dia e meio em Lagos, onde ficam algumas das praias mais famosas, e 1 dia e meio em Albufeira, próximo de outras praias conhecidas.

Processed with VSCO with m5 preset

3 dias no Algarve é o tempo MÍNIMO para conhecer a região. Eu recomendo ficar mais, para explorar com calma as cidades e praias. Pretendo voltar para descobrir novos lugares por lá. Mas se você só tiver 3 dias, que nem eu, vem comigo que eu te conto tudo para você otimizar seu tempo e aproveitar ao máximo a experiência incrível que é visitar o Algarve.

Como Chegar no Algarve

A região possui um aeroporto, localizado em Faro. Muita gente começa sua viagem por essa cidade, alugando um carro e cortando todo o litoral sul de Portugal. Mas se você está em Lisboa, o ideal é ou alugar um carro de lá ou ir de ônibus ou trem, totalizando em torno de 4 horas de viagem.

Eu fui de ônibus saindo de Lisboa às 06h e cheguei em Lagos às 10h, por 16 euros o trecho! Na volta saí de Albufeira às 19h e cheguei em Lisboa às 22h por mais 16 euros. Achei que o custo benefício foi ótimo. Comprei pelo site da Rede Expressos e os ônibus eram confortáveis e tinham entrada USB para carregar o celular. As rodoviárias eram a uma curta distância dos hostels e o táxi foi bem baratinho.

Onde Ficar

Processed with VSCO with m5 preset

Recomendo pesquisar acomodação no Algarve com antecedência, porque fica tudo lotado rapidinho, já que a região é o point português pro verão. Eu comecei a pesquisar uns 2 meses antes e já achei que tinham poucas opções.

Em Lagos, ficamos no Topcity Hostel, super fofinho, bem localizado, com piscina e café da manhã. Apesar do lugar ser um charme, achei que o atendimento deixou a desejar. Se você for passar uma noite, acho que compensa pela praticidade e pelo café da manhã farto. Se for ficar mais tempo sugiro procurar um lugar mais bem recomendado. A diária saiu a 30 euros.

3662CCB1-D5A7-4035-8F1D-EDF8785E93C6.JPG

Em Albufeira, ficamos no Son of a Beach Hostel, super novinho, quartos amplos com ar-condicionado, um varandão compartilhado e localizado bem no centrinho da cidade. Só o café da manhã que achei que poderia ter mais variedade, mas gostei muito do lugar! A diária saiu por 33 euros.

 

 

DICA: Faça as reservas com cancelamento gratuito do booking para já garantir sua hospedagem. Reservando por esse link você garante R$ 40 de crédito 😉

Vamos ao roteiro dia por dia? 😊

Dia 1 | Curtindo Lagos

Se programe para chegar cedo em Lagos e ter o dia pela frente para curtir as praias da região. Em Lagos, é bem tranquilo fazer tudo a pé! Nosso hostel ficava bem no centrinho e de lá começamos nossa caminhada, sempre ao sul, percorrendo algumas das praias mais famosas do Algarve!

Começamos pela Praia dos Estudantes e já fiquei apaixonada. Não vejo muitas pessoas falando sobre essa praia mas acho que a ponte presente por lá é uma das coisas mais charmosas do mundo e já amei o Algarve ali mesmo, na primeira praia. Resolvemos não estender as cangas por lá e explorar a próxima praia. E foi nessa hora que eu me apaixonei! É possível fazer o percurso entre as maiores das praias pela própria faixa de areia, muitas vezes passando por alguma gruta.

8c2a9458-65c9-4afb-833f-7d0159badafc

Eu só não sabia que a vista que eu teria depois de sair da primeira gruta me impactaria tanto! Fiquei chocada com tanta beleza ao chegar na praia do Pinhão e até parei para agradecer internamente pela oportunidade de estar em um lugar tão lindo e mágico. Estendemos as cangas ali mesmo e curtimos um solzinho merecido.

Resolvemos almoçar e escolhemos um lugar MARA, de frente pra praia e com uma comida deliciosa, chamado Mar Restaurante Bar. Almoçamos frutos do mar, pedimos entrada, bebemos sangria e pagamos em torno de 25 euros cada (caro, mas foi nosso primeiro almoço lá e nos demos um luxo hehe).

Depois do almoço, partimos para explorar as praias mais famosas de Lagos: Dona Ana e Camilo. Foi uma boa andada de aproximadamente 20 minutos até a primeira e quando chegamos lá o sol já estava saindo. A praia Dona Ana tem um mirante maravilhoso lá de cima e a vista é de tirar o fôlego!

240C424F-972D-4361-96A1-61780433056B.JPG

A escadaria para a praia é extensa mas não se compara a escadaria da próxima praia, a da Praia do Camilo. Mas gente, o que ela tem de grande, ela tem de linda! É muita belezura! Confesso que fiquei um bom tempo andando por lá curtindo o visual e tirando muitas fotos claro hehe. Acho que foi a minha preferida 🙂

15872E09-A5DD-4D17-A469-15DCA3D03CD0.JPG

Como o sol já estava bem baixinho, seguimos para a Ponta da Piedade, um dos pontos mais lindos que conhecemos e super indicado para ver o pôr do sol. Da Praia do Pinhão até lá foram uns 10 minutos a pé e eu simplesmente AMEI o lugar.

Processed with VSCO with m5 preset

Exploramos o canto de onde saem vários passeios de barco, repletos dos típicos rochedos dourados e falésias e fiquei apaixonada. Depois, fomos para o outro lado para ver o sol se pondo e foi um dos mais lindos que já vi, bem emocionante. Recomendo muito esse passeio.

IMG_7468

IMG_7474

DICAS: Ficar 2 dias em Lagos para curtir com calma todas essas praias e chegar na Ponta da Piedade cedo também, para apreciar a vista tanto de dia quanto no pôr do sol! Lá faz um ventinho bem fresco a noite, então recomendo levar sempre um casaquinho para o final da tarde. Para quem tiver mais tempo, também é interessante fazer o passeio de barco que sai da Ponta da Piedade.

Passeie pelas ruas do centrinho de Lagos e se apaixone pelas ruelas e lojinhas! Dá vontade de comprar todos os souvenirs hehehe.

Dia 2 | Explorando Albufeira

Pegamos um ônibus cedinho de Lagos para Albufeira, viagem de aproximadamente 2 horas, e almoçamos com calma de frente para a praia principal do centro, Praia do Peneco.

De lá, pegamos um Uber para a Praia de São Rafael, a 10 minutos de carro do centro da cidade e uma das mais lindas que vimos!

Curtimos a tarde toda naquelas espreguiçadeiras de praia (2 espreguiçadeiras + guarda sol = 12 euros) e no final do dia estávamos tão cansadas que só saímos para jantar na rua mesmo do hostel e exploramos o centrinho. Gente, as ruas de Albufeira são tão fofas quanto as de Lagos, com pedras portuguesas e lojinhas maravilhosas! Vale a pena passear pelos restaurantes, bares, lojas e pizzarias da cidade.

Recomendo provar o sorvete do Bel Gelato, uma delícia! Para quem curte mais agito, uma parte do centrinho abriga diversos barzinhos e nights e destoa 100% do resto da cidade, chega a ser engraçado!

É uma rua super estreita com as músicas de cada estabelecimento brigando entre si, dançarinas, caras distribuindo vouchers de shots grátis, uma loucura! Eu, particularmente, não curti a vibe do lugar não, mas se você tiver afim, vai com tudo.

Dia 3 | Passeio de Barco

IMG_1023.JPG

Para o nosso último dia, reservamos um passeio de barco que passa por algumas das praias mais famosas da região com a AlgarExperience, por 30 euros por pessoas. Está incluído 3 horas de passeio, welcome drink (foi uma taça de vinho branco – amo!), entrada em grutas e parada para mergulho.

165E250F-8AFA-4894-82AF-0AE34347BE6A.JPG

O passeio é bem gostoso, fomos pegando sol durante todo o trajeto e vimos praias lindas de “fora”. Apesar de achar o visual típico do Algarve com seus rochedos e falésias mais bonito da visão da areia mesmo, a paisagem do mar também é linda demais e entramos em grutas muito bonitas! A única coisa que deixou a desejar foi porque queria ter visto a Gruta de Benagil, super famosa por sua abertura no teto, e o mar não estava bom para que o barco entrasse nela.

B872AB08-4DE4-465B-BAEE-70D1281647D3.JPG

O barco só entra na gruta se as condições do mar estiverem favoráveis, e não foi o nosso caso. De qualquer forma, o mergulho no meio do mar (gelado!) foi uma delícia e eu achei que o passeio valeu muito a pena! Ainda mais se você tem pouco tempo para conhecer a região.

C3AC7B9E-8C40-4E28-814D-BE67DEC362FE.JPG

Na volta, almoçamos no Café Gazetto, restaurante delícia na Marinha mesmo que eu amei e recomendo! Comemos pratos deliciosos, como o bacalhau com broa e a salada de parma e tomamos minha cidra preferida: Sommersby!

DICA: Se você quiser conhecer a Gruta de Benagil de qualquer forma, não dependa de um passeio de barco para isso. Reserve um tempo para ir até a Praia de Benagil e de lá vá ou nadando ou de stand-up paddle até a gruta!

84C450B9-9CB7-4C1A-9EC3-AB9C1FCCE562.JPG

Na volta para o centrinho, curtimos o resto da tarde na Praia do Peneco e voltamos para Lisboa em seguida!

IMG_7310.jpg

O Algarve é um dos lugares mais lindos que eu já fui e queria ter passado uns diazinhos a mais. Mas assim é bom que tenho muitos motivos para voltar, né?

Espero que tenha gostado!

Beijos,

Duda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s