5 Passeios Gastronômicos Imperdíveis em Lisboa

Acabei de voltar de alguns dias em Lisboa, cidade onde fiz meu intercâmbio há exatos 5 anos, e pude revisitar ou conhecer novos lugares maneiros na cidade para fazer o que eu mais gosto: comer! No post de hoje, dou 5 dicas de lugares essenciais para quem vai para Lisboa pela primeira ou qualquer outra vez.

Belém

Ok, o lugar mais clichê da terrinha em termos de comida. Mas vai me dizer que você voltaria pra Lisboa sem deixar uma manhã ou tarde reservada pra Belém? Ou que você não incluiria esse lugar maravilhoso no seu roteiro de primeira viagem? Além de amar os pastéis, a pastelaria e o bairro de Belém são a coisa mais fofa do mundo!

DICA: Você vai ver uma fila enorme fora da pastelaria com pessoas comprando os pastéis para viagem. As mesas que você conseguir ver de fora vão estar lotadas e, aparentemente, sem lugar para sentar. Não se engane, a pastelaria é enorme e, por mais que tenha fila para sentar lá dentro, ela anda MUITO rápido e tem muito lugar, então pode ter certeza que em poucos minutos você vai estar sentadinho se deliciando com um pastel de Belém (ou mais….hehe) quentinho! A unidade sai a 1,10 euros e eu recomendo também provar o pastel de bacalhau (nosso bolinho de bacalhau).

Nem só de pastéis vive o bairro. Perto da pastelaria é possível visitar a Torre de Belém, que foi projetada para defender a cidade e hoje é patrimônio mundial da UNESCO, o padrão dos Descobrimentos, de onde saiam as caravelas, o Mosteiro dos Jerônimos e alguns museus como o MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia) e o Museu Coleção Berardo.

LX Factory

O queridinho de Lisboa! Localizado em Alcântara, era uma zona industrial que abriu espaço para restaurantes, lojas, exposições e workshops ligados ao mundo da moda, comunicação, arte, entre outros.

É difícil escolher onde comer e o que ver, mas acabei indo por indicação em dois lugares que eu amei: Sushi Factory, um dos melhores rodízios da cidade (14,90 euros no almoço e 17,90 no jantar – sim, existem opções mais baratas, mas achei que valeu a pena). Diferente de como funciona no Rio, o rodízio conta com peças escolhidas exclusivamente pelo chef, ou seja, você não escolhe o que vai vir, mas só vem coisa diferente e eu gostei de tudo!

Outro lugar que é impossível deixar de fora é o famoso Landeau, conhecido pelo melhor bolo de chocolate do mundo! Eu AMEI o bolo e ele realmente pode ser considerado o melhor do mundo, mas você tem que levar em consideração que o chocolate usado é mais amargo (eu amo).

Landeau-Chocolate-Lx-FactoryWhere-Two-Go-To-11-1
foto: wheretwogoto.com/

A fatia sai 3,70 euros, mas achei válido porque ela é bem generosa e é tipo uma mousse, então você fica satisfeito quando termina. Além disso, o lugar é um charme!

O LX Factory conta com um bar/rooftop famoso chamado Rio Maravilha, com uma vista linda da cidade, mas que eu não consegui ir porque estava fechado no horário que em que eu estava lá.

DICA: Ficar ligado nessa questão de horário, porque alguns restaurantes fecham às 15h e reabrem em torno das 18h, mas pelo o que eu entendi, cada um segue suas regras, então é bom se programar!

Terraço Santa Luzia

Acredito que este Terraço seja considerado um local bem turístico, por estar ao lado de dois dos miradouros mais famosos de Lisboa: o de Santa Luzia e o Portas do Sol.

miradouro portas do sol

Você sobe pelo primeiro, mas eu avistei ele pelo segundo e já fiquei encantada! Um cantinho alto para apreciar a vista na companhia de uma sangria gelada e um petisco (porque aqui é gula de viagem, né mores hehe).

Processed with VSCO with m5 preset

Amei o lugar e achei excelente custo benefício! Pedimos um copo de sangria, super bem servido, por 3 euros, e pedimos uma tábua de queijo de cabra com pães, que dá para dividir e sai a 6 euros! Estava MUITO bom, fiquei até surpresa. A sangria doce no ponto e o queijo maravilhoso, com certeza vou voltar.

miradouro santa luzia

Antes de dar essa relaxada para curtir o visual numa boa, visite os dois miradouros e aproveite a vista! Os dois são lindos, mas o Santa Luzia tem um charme especial com suas flores e azulejos.        

Processed with VSCO with a6 preset                 

Mercado da Ribeira

Outro famosinho na cidade, o Mercado da Ribeira fica bem na frente do Cais do Sodré e é uma gracinha por dentro. O difícil é arrumar lugar para sentar, então acho que vale mais para um petisco e um drink, e não uma refeição completa. O ideal é comprar porções pequenas e experimentar restaurantes diferentes! Os restaurantes e bares foram escolhidos pelos críticos da revista Time Out, que reúne os nomes mais famosos da cena culinária lisboeta.

E19D0137-8353-4C88-ADF0-89C382361566.JPG

No fundo do Mercado, ficam os espaços reservados para chefs famosos, e ao longo do espaço se dividem os restaurantes e bares. Tem de tudo! Pizza, sanduíche, japa, comida portuguesa, doces e bebidas.

Eu fui em três lugares: um para beber sangria que eu gostei, mas não amei, achei bem doce. Saiu a 4 euros. A sangria mais famosa é a d’O Bar da Odete! Para comer, fui no famoso O Prego da Peixaria e provei o hambúrguer de camarão com alho, cebola, rúcula, tomate e coentro (que eu pedi para tirar hehe) por 9,50 euros. Para acompanhar, bolinho de bacalhau e chips de batata doce, a 2 euros cada. Dividi com a Gabi minha amiga para poder comer mais delícias 😊

Depois, pedimos o camarão al ajillo (com alho!) e pãozinho para acompanhar do Monte Mar, por 11 euros e tava uma delícia! Outros restaurantes famosos por lá são o Sea Me e a Croqueteria, além dos estandes dos chefs.

DICA: O Mercado é realmente bem turístico e, por isso, os preços ficam acima do normal. Acho que é um passeio que todo turista de primeira viagem tem que conhecer porque é uma chance de provar pratos famosos e locais em um só lugar, mas minha dica é dividir e comer pequenas porções para provar mais comidas diferentes e gastar menos.

Manteigaria

A Manteigaria é a principal concorrente da Pastelaria de Belém e a competição fica bem acirrada entre qual pastel de nata é considerado o melhor! Já vi gente dizendo que o de Belém não tem comparação e gente dizendo que o da Manteigaria é bem melhor. Eu sinceramente não vejo uma diferença TÃO grande entre os dois, mas tenho minha preferência no de Belém (acho que por ser o original né hehe).

Processed with VSCO with hb2 preset

Mas comi o da Manteigaria muitas vezes e achei ele maravilhoso também! Tem um estande dele no Mercado da Ribeira, mas a loja principal fica na Praça Luís de Camões e é bem menor que a Pastelaria de Belém. Ou seja, o esquema é pedir, pagar, comer em pé no balcão e ir embora. Você consegue ver os pastéis sendo feitos ali na hora e eles saem quentinhos! Uma delícia 😊 A unidade sai a 1 euro.

Processed with VSCO with m5 preset

Espero que tenha gostado das dicas! Se tiver alguma para complementar o post comenta aqui que eu vou amar.

Beijos,

Duda

 

Anúncios

6 comentários sobre “5 Passeios Gastronômicos Imperdíveis em Lisboa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s