Tour Astronômico no Deserto de Atacama

O céu do Deserto de Atacama é considerado o mais bonito do mundo! O fato de o deserto ser o mais árido e seco de todos, faz com que o céu seja o mais limpo e claro, pela falta de umidade, além da pouca luminosidade e poluição . Eu amo tudo que envolve céu, estrelas e o universo e claro que não podia deixar de fazer algum tour astronômico por lá.

Pesquisei bastante e pedi indicações de amigos. A agência mais famosa é a Space e o preço é bem parecido das outras, 25 mil pesos por pessoa, incluindo o transporte da agência, que fica na Caracoles, até o observatório, além de uma bebida quente (óbvio que eu fui de chocolate quente!). Na volta, eles deixam perto do hotel. Existem tours em inglês, espanhol e francês.

Mesmo no verão, faz bastante frio à noite e é importante ir agasalhado para não deixar o clima gelado atrapalhar o passeio. Eu fui com um casaco quentinho e calça, mas poderia ter botado mais uma blusa quente por baixo.

O tour é dividido em três partes. Na primeira, o astrônomo que guia o passeio explica um pouco algumas coisas e mostra constelações e estrelas no céu com uma daquelas lanternas tipo laser, de longo alcance. É legal identificar os desenhos que ele cita e ver tantas estrelas juntas! Ainda demos sorte de ver uma estrela cadente 😊

Location-de-telescopes.jpg
foto: spaceobs.com

No segundo momento, podemos desfrutar de 10 telescópios espalhados pelo observatório, que é o maior dentre os observatórios públicos da América do Sul, e cada um é focado em algo específico. Vimos estrelas famosas, nebulosas (berços de estrelas!), estrelas que “dançam” uma com a outras (não sei explicar direito o que é hahaha mas são duas estrelas que estão tão pertos, que observá-las pelo telescópio foi uma das coisas mais incríveis que eu já vi na vida, elas realmente dançam entre si e saem muitas cores dessa junção), e acredite se quiser, vimos até outra galáxia! Ok, uma nebulosa que está em outra galáxia! Mas mesmo assim, fiquei muito impressionada com esse fato hahaha.

Na última parte do tour, entramos em uma cabana e nos aconchegamos com nossos chocolates quentes (ou café, chá), e o guia finaliza o passeio tirando dúvidas e dando outras informações.

DSC_0181.jpg
foto: lodgealtitud.cl

A duração é de 02h30 e eu amei cada minuto dessa experiência! É difícil explicar a beleza do céu que eu vi e acho que nem as fotos mais profissionais conseguem traduzir esse momento. Inclusive, eu não consegui tirar nenhuma foto durante o tour e já credito logo a foto de capa do post para um dos maiores observatórios do Atacama, o ALMA Observatory, projeto de pesquisa e estudos: almaobservatory.org

Recomendo MUITO esse passeio, me emocionei demais observando um mar de estrelas que só comprovam o quão pequenos nós somos em comparação a infinitude e o mistério do universo.

Espero que tenha gostado!

Beijos,

Duda

 

Anúncios

2 comentários sobre “Tour Astronômico no Deserto de Atacama

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s