O Que Fazer em Hvar

img_1792

A ilha de Hvar oferece opções para todos os gostos dos viajantes. Quer relaxar na praia? Ou prefere curtir um beach club e já emendar na night? Quer ir além de Hvar e conhecer as ilhas próximas? Ou tá mais na vibe de ficar por lá e turistar na parte antiga da cidade? Em Hvar você pode fazer tudo isso! Pra saber onde fiquei hospedada e outras dicas básica da ilha confere esse link aqui! Nesse post, te mostro os passeios imperdíveis e o que rola pela ilha:

Praias de Hvar

praia

Andar do porto até a parte que concentra os principais hostels é seguir pela costa e passar por diversas prainhas. Do porto até os beach clubs, a mesma coisa.  A galera estende sua canga em qualquer pedacinho de pedra disponível e pega um sol ali mesmo. Isso mesmo, é difícil ver praias de areia em Hvar, a maioria é cercada de pedrinhas. Também tem spots que oferecem espreguiçadeiras, mas geralmente a um preço que pode variar entre o equivalente de 5 a 10 euros.

mar

Dá vontade de parar em qualquer parte da costa e ficar admirando a paisagem e entrar no mar. Um detalhe que me chamou muito a atenção são as escadas fincadas nas pedras que dão acesso ao mar, como se fosse uma piscina mesmo. Achei lindo! Existem mais praias famosas um pouco afastadas de Hvar Town, se você tiver de carro é uma boa conhecer. As mais conhecidas são Pokonji Dol, Zarace, Milna, Jelsa e Dubovika.

Pokonji Dol

Uma das praias mais famosas da ilha e que tem mais infraestrutura que o resto da ilha é a Pokonji Dol, que fica a aproximadamente 2 km do centro. Fomos no nosso último dia em Hvar e do nosso hostel até lá foram uns 20 minutos de caminhada por uma estrada muito fofa e super florida.

Na praia, existem restaurantes que oferecem serviços de garçom e espreguiçadeiras (50 kunas a diária). No mar, estavam espalhados alguns brinquedos como pedalinhos e escorregas e descobri que o Mustaco, restaurante que almoçamos, cobrava uma quantia pelo uso dos brinquedos.

Old Town

maxresdefault
foto: adriadatabanka.com

Passear pela Old Town de Hvar foi um passeio que tivemos que excluir do roteiro. Como ficamos 3 dias, preferimos aproveitar mais a natureza: curtir as praias e ilhas próximas, e deixamos o centro antigo de Hvar para a próxima vez. Se você tiver mais tempo, recomendo visitar a Stari Grad (Old Town em croata), apreciar as casas típicas e caminhar pelas ruelas. Fica a 20 minutos de carro de Hvar Town, onde fica o porto e a parte mais turística.

Hula Hula Beach Club

hu

O beach club mais famoso da ilha, fica a uma caminhada de aproximadamente 15 minutos do porto. Fomos duas vezes e a segunda foi mais legal porque assistimos o pôr do sol de lá e foi lindo! O clima é bem festa, a música rola o dia todo e você vê garçons pra cima e pra baixo levando baldes e combos de bebida. Tem uma galera que vai mais pela ostentação e fica se achando com suas mil bebidas caras, achei isso meio chato. Mas ignorei essa galera e curti a vibe com minhas amigas tomando uma cerveja e adorei o lugar.

img_1941

Outro beach club famoso é o Carpe Diem Beach. Ele fica na ilha de Marinkovac e para chegar lá é só pegar um barco que sai do porto, na altura do Carpe Diem Bar. À noite, a galera fica bebendo no bar e parte pra night do beach club mais tarde.

Kiva Bar

970-kiva-bar-74-1440716162
foto: croatiareviews.com

Um dos bares mais animados da ilha. Fica bem no centro, numa ruela perto do porto e reúne bastante gente. O lugar fica lotado! Pegamos um cerveja ali (22 kunas) e partimos pros bares próximos que estavam tocando música. Você não precisa pagar para entrar, paga apenas o que consumir. Ali por perto tem diversos bares que também vale a pena conhecer, dá pra entrar sem pagar nada, beber alguma coisa e curtir a vibe do lugar.

Passeio de Barco 

passeioHvar oferece diversos passeios de barco pelas ilhas ao redor e as empresas que fecham os tours também alugam barcos ou fazem um passeio fechado para grupos. Elas ficam espalhadas por toda a ilha e eu fechei o meu com a empresa Hvar Boats, que tinha um estande bem perto do meu hostel.

teste
gruta verde

Nós comparamos o preço do passeio que queríamos fazer em todos os estandes que vimos e esse foi o que mais valeu a pena! Por 450 kunas, fomos numa lancha com umas 13 pessoas conhecer a Gruta Verde, a Gruta Azul, a ilha de Vis e a ilha de Palmizana. Dentro desse preço, estava incluído bebidas (inclusive alcoólicas!), a gasolina e capitão. Detalhe que ele foi super simpático e na volta nos deixou perto do Hula Hula, em vez do ponto de desembarque já determinado.

verde

Nossa primeira parada foi a Gruta Verde e ficamos uma meia hora por lá, tempo de apreciar o lugar e dar um mergulho. Nós levamos uns snacks que compramos no dia anterior no supermercado Konzum, do lado do hostel, é importante se abastecer de comidinhas porque a parada pro almoço é bem mais tarde. O lugar é lindo e a gruta reflete a água esverdeada em suas paredes.

DCIM102GOPRO
a entrada da gruta azul é tão estreita quanto essas aberturas

Logo depois, partimos pra Gruta Azul, onde enfrentamos uma fila enorme e 1 hora depois embarcamos rumo à gruta. É preciso pagar uma taxa voltada para a conservação do local e apenas barcos com capacidade máxima de 13 pessoas tem permissão para entrar na gruta. A entrada é minúscula, todo mundo tem que se abaixar e nessa hora rolou um certo nervoso.

img_1892

Mas o nervosismo todo sumiu quando vi aquela paisagem surreal e diferente de qualquer coisa que eu já tinha visto antes: a cor de azul mais forte e bonita de todas refletindo em toda a caverna.

zul

Esse fenômeno ocorre devido à incidência solar durante o período das 11h às 14h, momento em que o sol penetra a gruta por uma passagem bem escondida. Vale muito a pena ter essa experiência e esse contato com a natureza.

oii

De lá, partimos pra ilha que eu mais estava ansiosa em conhecer: Vis. A ilha abriga uma praia que eu já estava apaixonada antes mesmo de estar lá. A praia de Stiniva é toda formada por pedras brancas bem lisinhas e grandes e surge entre dois rochedos enormes. Quem chega pelo alto mar não pode imaginar a paisagem que se abriga do outro lado!

DCIM102GOPRO
olha a cor dessa água!!

 

É preciso nadar do seu barco até a praia para curtir o visual, mas tudo tranquilo. Essa praia rendeu mil cliques lindos e foi um dos lugares que eu mais gostei de conhecer.

tr
nadando pra chegar em stiniva

Por último, seguimos para a ilha de Palmizana, mais próxima de Hvar, onde paramos para o almoço e curtimos uma brisa fresca e uma refeição maravilhosa. Queria ter aproveitado mais o sol e explorado a ilha, mas passamos todo nosso tempo no restaurante comendo e admirando a paisagem de lá mesmo. Numa próxima, pretendo voltar e conhecer outros cantinhos de Palmizana.

p

Pub Crawl

A melhor maneira de aproveitar a noite de Hvar é fazendo um pub crawl. Nosso hostel, o Earthers, vendia uma pulseira que dava acesso ao pub crawl mais famoso da ilha. Foi 170 kunas (23 euros) e estava incluso 1 hora de open bar durante um passeio de barco, entrada em 3 bares com direito a shots e entrada na boate Pink Champagne. Acabou que o passeio de barco não rolou e nós ganhamos a hora de open bar dentro de uma mini-boate chamada Jazz Barrr (era muito pequeno o lugar!).

De lá, partimos para vários bares e conhecemos uma galera que tava fazendo o pub crawl com a gente! A parte que menos gostamos foi a boate, só tocava eletrônica (que é zero a nossa cara) e acabamos voltando a pé pro hostel, super tranquilo. Vale muito a pena, como a cidade é cara o esquema do pub crawl sai mais em conta, além de você conhecer os melhores bares da cidade e também pessoas do mundo todo. Nesse dia conhecemos gente de Portugal, da Argentina e um cara da Nova Zelândia que tinha largado tudo e tava viajando pelo mundo. Chato, né? 😉

barcoHvar foi uma ilha que me surpreendeu! Além de ser um lugar super agitado, ainda é lindo demais e garante que você possa aproveitar as férias da maneira que quiser. Não esquece de comprar lavanda, produto típico de lá e que vende aos montes nas feirinhas perto do porto!

Espero que tenha gostado das dicas. Lembrando que na hora de escolher seu hotel, reservando por esse link você ganha R$ 40 de desconto! Aproveita 🙂

Beijos,

Duda

Anúncios

2 comentários sobre “O Que Fazer em Hvar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s