O Que Você Precisa Saber Sobre Dubrovnik

img_1114

Dubrovnik foi nosso primeiro destino na Croácia. Depois de lá, partimos pra Hvar, Split e Zagreb. Esses dois últimos só dormimos uma noite, então não deu pra conhecer as cidades direito. Mas Hvar e Dubrovnik conquistaram nossos corações! Dubrovnik é uma cidade medieval conhecida pela muralha que circunda sua parte antiga, a Old Town. A muralha foi construída  com o objetivo de se proteger de invasões entre os séculos VIII e XVI, e em 1979 foi nomeada Patrimônio Mundial da Unesco. A parte mais turística fica de fato dentro da muralha e confesso que só saímos de lá para subir o Cable Car, famoso local pra assistir o pôr do sol.

img_1290
Placa – a rua principal

Dubrovnik é rodeada pelo mar adriático e está perto de diversas ilhas famosas. A cidade é conhecida pelas gravações da série Game of Thrones e existem vários tours que te levam exatamente nas locações usadas. Também é de fácil acesso de ou para outros lugares na Croácia, como a ilha de Hvar, nosso próximo destino. Ficamos 3 dias em Dubrovnik e deu pra conhecer bastante coisa. Vou falar um pouquinho do nosso roteiro e dar dicas boas para quem planeja visitar a cidade conhecida como Pérola do Adriático.

Como Chegar

img_1037
no caminho do aeroporto para Old Town

Como fomos de Santorini, pegamos um avião no único horário disponível: às 04h da manhã, com uma escala em Roma, chegando em Dubrovnik às 09h, com a companhia Ibéria. Foi bem cansativo, mas era a nossa única opção. Se você vai do Brasil, existem vôos das companhias Air France, Lufthansa e Ibéria, todos com escala.

Chegando no aeroporto, trocamos nossos euros por kunas, moeda local, que equivale a aproximadamente 50 centavos. Não aconselho trocar lá, fica mais barato trocar em algum lugar fora da muralha. Trocamos o necessário para pagar o transfer (40 kunas) que nos deixou no Portão Pile, o portão principal de entrada para a Old Town, dentro da muralha.

Onde Se Hospedar

Eu acho que vale mais a pena ficar dentro da muralha, porque você fica perto de tudo e faz tudo a pé. Meu pai quando foi, ficou hospedado em um hotel fora da muralha e dependia de ônibus pra ir até Old Town e voltar, o que dá uns 20 minutos por trecho. Eu e Bella nos hospedamos no Old Town Hostel por 350 kunas a diária para as duas sem café da manhã. Ficamos num quarto duplo muito fofo com varanda e banheiro compartilhado, que era muito bom por sinal. O hostel fica num prédio de uns 4 andares, e são 2 quartos por andar, então era bem tranquilo.

Dubrovnik é cheio de escadarias e nosso hostel era bem perto da rua principal , a Placa, também conhecida como Stradun, e não tínhamos que subir nada de escadas, apenas entrar numa rua perpendicular a principal! A Placa é cheia de lojinhas, empresas turísticas e restaurantes. Logo perto do Portão Pile, ficam a Fonte de Onofrio, onde dá pra encher sua garrafinha de água e o Monastério Franciscano, que fica ao lado de uma das entradas da muralha.

Essa rua é um amor e por ela você percorre de uma ponta a outra da Old Town. O portão oposto ao portão Pile é o portão Ploce, que fica próximo ao antigo porto de Dubrovink, de onde saem os passeios às ilhas próximas, como Lokrum e Ilhas Elafite.

Onde Comer

1-28
foto: australian croatian chamber of commerce

Como no nosso hostel não tinha café da manhã, no nosso segundo dia já saímos em busca de alguma padaria gostosa. Chegando na Placa, demos de cara com um lugar onde a fila ia até a metade da rua e deduzimos que era muito bom hahaha era a padaria Mlinar, que mais tarde fui descobrir estar presente em toda a Croácia. Gente, não tenho palavras para descrever o que eram os pães desse lugar. Comi lá todos os dias, seja na hora do café da manhã ou do lanche. Não tem mesas nem cadeiras, você pede no balcão e leva pra viagem. É tanto pão, com tanto recheio diferente, tudo muito gostoso. Croissants, strudels, pão de milho, integral, pão francês, muffins, pão de provolone, donuts, baguetes, pão rústico, sanduíches diversos, pão de batata, ciabatta, ufa!

mlinar-in-zagreb
foto: the dubrovnik times

Além disso, eles também serviam pizzas e eu confesso que provei vários alguns sabores. A melhor parte ainda está por vir: o preço. O lugar era muito barato, em relação aos outros que vi na Croácia e considerando que Dubrovnik é uma cidade bem turística e super cara. Eu paguei em torno de 25 kunas no meu café da manhã, com um croissant super recheado de queijo e um café. Já a fatia de pizza saia por 18 kunas, e era enorme, um jantar mesmo! Queria até abrir um franquia desse lugar aqui, fiquei realmente apaixonada ❤

Para almoçar, procuramos lugares típicos que servissem a tradicional comida croata: frutos do mar. O prato que eu mais queria provar era a salada de polvo, muito comentada. Por indicação de amigas que fizemos no passeio às Ilhas Elafite (beijo, Isa e Raissa!), fomos conhecer um restaurante muito amor chamado Barba. Lá, além da salada de polvo, que vem com tomate, cebola e alface, também comi uma lula empanada e provei a cerveja da casa, tudo maravilhoso! Recomendo muito, o lugar é bem gostoso, mas tem que estar disposto a pagar pela comida típica. A salada saiu por 59 kunas e a lula por 64 kunas. Outro prato famoso é o hambúrguer de camarão (59 kunas), que falam que é uma delícia.

Pra compensar essas gordices mais caras, jantamos duas noites Pizzaria Tomato, zero expansiva, logo na saída da Old Town, atravessando o portão Pile. Gastei 63 kunas dividindo 2 pizzas de funghi entre 3 pessoas e bebendo vinho. Já no portão oposto, portão Pile, a caminho do Cable Car, paramos para lanchar num restaurante de pizza onde eu comi tipo um pão de alho, mas gigante, em formato de pizza! Ele e uma cerveja foram 67 kunas.

Outra dica mara é o sorvete! Perfeito pra refrescar no verão croata e barato. Na cidade inteira vi o mesmo preço: 1,70 euros (alguns lugares aceitam euro, mas tem que ver se sai em conta) ou 10 kunas, uma bola bem servida na casquinha. Tomei todos os dias, algumas vezes dois por dia.

No próximo post, eu vou dar um roteiro de 3 dias pela cidade e falar mais de cada atração, como a muralha, o Cable Car, passeios às ilhas próximas e passeio de caiaque! Vem que tem tudo detalhado, muitas informações, preço e fotos 🙂

Espero que tenha gostado!

Beijos,

Duda

Anúncios

5 comentários sobre “O Que Você Precisa Saber Sobre Dubrovnik

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s